O que é conteúdo?
- ambeautysp
- Apr 24, 2023
- 2 min read
Updated: May 3, 2023
Conteúdo é a apresentação de uma informação a um público, com um propósito específico, através de algum canal de comunicação.

Com a popularização das redes sociais, um conteúdo que engaje a audiência e construa um público para a sua marca virou parte fundamental de um bom plano de marketing.
O fato é que gerenciar, desenvolver e ter uma boa estratégia de conteúdo pode ajudar a melhorar a comunicação da sua empresa com o público alvo, aumentar as conversões, ajudar no brand awareness, entre outras coisas.
O Conteúdo se divide em 5 componentes:
* Informação
* Público
* Propósito
* Canal
* Formato
A chave para o sucesso da sua comunicação é conseguir otimizar esses 5 componentes do conteúdo. Abaixo, vamos explicar melhor sobre cada um deles.
1. Informação
A informação é a combinação das ideias mais importantes que o seu público alvo precisa saber e os principais detalhes que apoiam essa ideia. Ela deve ser consistente em todas as peças (artes, vídeos, textos, áudios, etc) que fazem parte de determinada campanha.
2. Audiência
Para o conteúdo ser bem sucedido você precisa saber com quem está falando. Isso quer dizer que é imprescindível construir a persona da sua marca, só assim é possível determinar a voz da marca, o apelo visual e os detalhes que farão a campanha se diferenciar de outras.
3. Propósito
O que você quer que o seu público faça/sinta/pense depois que receber a informação que você passar? A comunicação é mais eficaz quando as informações são projetadas para atingir um objetivo específico. Ter um objetivo claro melhora o desenvolvimento do seu conteúdo para comunicar a informação de forma que ressoe com o seu público.
4. Canal
Postar no canal certo ajuda com que a informação chegue ao seu público de maneira mais fácil. Não adianta postar no instagram se o seu cliente está no linkedin, certo? Se preciso, foque apenas nos canais em que entregam a informação que faça sentido para a sua marca e o seu público.
5. Formato
Como esse conteúdo será entregue ao seu público? Será um vídeo, um podcast ou um blog post? Ou quem sabe, as três opções que juntas completam a informação? Será engraçado, informativo ou mais emocional? Esse é o momento de decidir de que maneira o seu conteúdo será apresentado.
Freqüentemente, as pessoas confundem conteúdo apenas com blogs ou mídia social - o conteúdo escrito. Na realidade, o conteúdo é tudo o que você vê ao seu redor, em qualquer formato. É o que as marcas fazem você ver para sentir as emoções ou agir da maneira que eles querem que você reaja, para tomar uma decisão consciente ou subconsciente.
E já que estamos falando sobre conteúdo, você já ouviu falar em Branded Content? Esse é um tipo de conteúdo que entretem e engaja sem ser intrusivo. Leia nesse post uma explicação mais completa sobre ele.
Quer melhorar o conteúdo da sua marca de beleza? Aqui na AM nós criamos e ajudamos a produzir conteúdo criativos que engajam e envolvem. Clique aqui e entre em contato com a gente!
コメント